Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia no Rio de Janeiro
Dr. José Elias Pinheiro
Entre os dias 6 e 8 de junho, a cidade do Rio de Janeiro receberá o maior congresso latino-americano sobre envelhecimento, o XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que reunirá especialistas para discutir os cuidados com a saúde integral e a qualidade de vida da população idosa.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o Brasil passa por uma mudança demográfica que acompanha a tendência global dos países desenvolvidos: projeções apontam que haverá 66,5 milhões de idosos até 2050, mais do que o triplo de 2010, quando a população brasileira acima de 60 anos era de 19,6 milhões – um cenário que representa mudanças expressivas na dinâmica da saúde pública nacional.
Com o objetivo de discutir e atuar na promoção do desenvolvimento dos cuidados com a saúde e da qualidade de vida dessa parcela cada vez mais crescente e expressiva da população, a programação do evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), abrange o manejo do idoso de maneira integral e multidisciplinar.
Segundo o presidente da SBGG, Dr. José Elias Pinheiro, além dos aspectos voltados para a saúde, serão apresentados temas relacionados com políticas públicas, artes, cultura, sexualidade e espiritualidade, além de envelhecimento ativo, que tem grande importância na área em razão de seus três pilares: participação social, cuidados com a saúde e proteção ao idoso.
“A expectativa é realizar um Congresso em que os convidados possam trocar experiência com os maiores especialistas em Geriatria e Gerontologia do Brasil e tenham a oportunidade de aplicar os conhecimentos no seu dia a dia. Esta é uma área multidisciplinar e levaremos isso ao participante, que poderá observar todos os aspectos que envolvem o envelhecimento, desde as patologias características até temas como resiliência, direitos dos idosos, e cuidados paliativos, entre outros”, adianta o presidente.