Congresso Brasileiro do Sono em Joinville
De 1º a 4 de novembro, profissionais de saúde, médicos especialistas e pesquisadores do Brasil e do exterior estarão reunidos em Joinville (SC), onde acontecerá o XVI Congresso Brasileiro do Sono, promovido pela Associação Brasileira do Sono (ABS) em parceria com a Associação Brasileira de Medicina do Sono (AMBS) e Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS).
Durante os 4 dias de congresso, cerca de 90 palestrantes apresentarão estudos e realizarão debates sobre patologias, tratamentos e tecnologias recentes. “A importância do sono para a saúde física, mental e emocional e seu impacto em aspectos fundamentais para a sociedade, como o rendimento escolar, a produtividade no trabalho e potenciais comorbidades que impactem os sistemas públicos de saúde, por exemplo, projetam o sono como uma questão de saúde coletiva. Por essa relevância, que não se restringe ao Brasil, o congresso contará com participações de ícones dos estudos sobre o sono no Brasil e no mundo”, ressalta o Dr. Jaime Matos Ferreira (foto), presidente desta edição do congresso.
Entre os especialistas estrangeiros estarão o Dr. Patrick Strollo e a Dra. Sharon Keenan (EUA), o Dr. Pablo Brockmann (Chile) e a Dra. Debra Skene (Reino Unido). Para o presidente, a repercussão do estudo sobre os mecanismos do relógio biológico, recentemente premiado com o Nobel de Medicina, deve tornar a palestra da Dra. Skene uma das mais concorridas. “A professora de Neuroendocrinologia do Centro de Cronobiologia da Surrey University estuda o sistema de cronometria circadiana humana há mais de 25 anos e é uma das referências mundiais nesse assunto”, destaca o Dr. Ferreira.
Outros temas pertinentes que estarão em debate no congresso incluem insônia e cognição, sono e memória, sono na infância e parassonias.