Congresso Brasileiro de Psiquiatria em São Paulo
Entre os dias 25 e 28 de outubro, será realizado em São Paulo o XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Com o tema “O futuro da psiquiatria dentro da neurociência”, o evento abordará o melhor da atualização científica da área.
“Mais que expectativa, a realidade será um congresso com programação eclética e diversificada, de altíssimo nível. Teremos 11 conferências internacionais e 19 nacionais, com temas atuais e variados”, destaca a Dra. Carmita Abdo (foto), presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Serão mais de 300 horas de atividades científicas na programação oficial, contando com a presença de renomados psiquiatras de todo o mundo. Entre eles, a Dra. Louise McCullough (EUA), o Dr. Sidney Kennedy (CAN), a Dra. Viola Oertel-Knöchel (Alemanha) e o Dr. Joshua A. Gordon (EUA), diretor do National Institute of Mental Health dos EUA (NIMH – NIH) maior órgão governamental relacionado à saúde mental do mundo –, entre outros especialistas.
Psiquiatras brasileiros de grande reconhecimento científico também estarão entre os conferencistas, a exemplo dos Drs. Antônio Egídio Nardi, Geraldo Busatto, Ronaldo Laranjeira, Valentim Gentil e Wagner Gattaz, entre outros, que coordenarão inúmeras atividades.
Mais de 48 áreas temáticas estão programadas, distribuídas em atividades como cursos, mesas redondas, sessões de como eu faço/como eu trato, conferências internacionais e trabalhos científicos inéditos. Áreas como psicofarmacologia, neuroimagem, transtornos mentais relacionados ao trabalho, suicídio também fazem parte da programação do CBP.
“O congresso foi renovado, de modo geral. Vários palestrantes consagrados, temas inéditos, atividades com roteiros arrojados. Como exemplo, cito o Simpósio Nacional da Presidente, cujo tema será ‘Deixe o Sexo em Paz’. Outro exemplo são temas inusitados das mesas redondas, bem como a Conferência sobre Pesquisas Contemporâneas de Neuroimagem Psiquiátrica no Brasil, a cargo do Dr. Geraldo Busatto”, afirma a presidente, citando outra novidade: a transmissão online do CBP, que permitirá atualização àqueles que não puderem estar presentes, mas desejem fazer parte do congresso.
Pelo terceiro ano consecutivo, o evento oferece também certificação de 24 pontos para o programa educacional da Associação Mundial de Psiquiatria (World Psychiatry Association – WPA).