GEN Medicina
GEN Medicina
  • Autores
  • Artigos
  • Casos Clínicos
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Vida de Residente
  • Estante
  • Vídeos

Como estimular a alimentação saudável sem eleger vilões?

Artigos Científicos
Marcio C. Mancini023/01

A ingestão de alimentos é altamente variável e a dieta é uma mistura complexa de nutrientes. Não é fácil estabelecer associações entre ingestão e risco de doenças sem controlar os fatores de confusão e viés, elegendo “vilões” da alimentação.

Guias alimentares1 devem encontrar uma forma realista e prática de suprir necessidades nutricionais, utilizando a dieta habitual de cada população, procurando ser dinâmicos e permitindo o máximo de flexibilidade para a escolha dos alimentos. Devem ser instrumento de orientação e informação, adaptando nutrientes e valor energético individualmente. Assim, a quantidade de energia (em calorias) depende de fatores como idade, sexo, peso, estatura e nível de atividade física. Por exemplo, enquanto uma dieta de 1.600 kcal é adequada para uma mulher sedentária, uma de 2.800 kcal adequa-se para um homem fisicamente ativo ou um adolescente do sexo masculino.

Uma alimentação equilibrada aceita que açúcares sejam consumidos com moderação, pois ocorrem de forma natural na composição ou são adicionados em alimentos e preparações, bem como óleos e gorduras. Sabe-se que refrigerantes adoçados com açúcar e sucos industrializados açucarados, quando consumidos em excesso, podem ser parcialmente responsáveis pelo ganho ponderal, embora possam fazer parte da constituição normal de uma dieta, dentro das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Alguns aspectos da alimentação, como a necessidade de incluir fibras na dieta e os benefícios oferecidos pelo consumo de vegetais e frutas, podem ser considerados universais. Fontes não processadas de carboidratos certamente são mais benéficas que as processadas. A proteína de leguminosas, cogumelos, peixes (e até de insetos, para os apreciadores!) é mais saudável que a de aves, suínos e bovinos submetidos a rações. Gorduras mono- e poli-insaturadas causam menos transtornos que as saturadas e (certamente) trans. Com tantas variáveis em jogo quando se trata de alimentação, é simplesmente impossível atestar com certeza o efeito isolado de determinado micro- ou macronutriente.

Prescrever uma dieta variada, com alimentos de todos os grupos, dando preferência a vegetais como frutas, verduras e legumes e prioridade (não necessariamente exclusividade) aos alimentos em sua forma natural e a preparações assadas, cozidas em água ou vapor e grelhadas é recomendação ideal.

Os alimentos industrializados processados seguem padrões de qualidade avaliados criteriosamente pela indústria e cumprem normas fiscalizadas que visam a assegurar sabor, textura e cor dos alimentos, além de preservar seus nutrientes e evitar contaminação. Podem ser fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, e fazer parte de um cardápio saudável e equilibrado. Esses alimentos contam com seu valor nutricional no rótulo da embalagem. Essas informações nutricionais podem nos ajudar a fazer prescriçõs mais corretas. Os alimentos industrializados podem ser combinados com frutas, verduras, legumes e grãos integrais.

Referência

  1. Tucunduva S et al. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr. Campinas, 12:65-80, 1999.
Post Views: 479
Endocrinologia

Pólipos Endometriais

23 Jan, 17

O que Fazer pelo Médico com Síndrome de

23 Jan, 17

Posts Relacionados

Artigos Científicos

Seleção de homens para o rastreamento do câncer de...

Artigos Científicos

A importância do movimento para a saúde e longevidade

Vídeos

Alopecia fibrosante frontal

Sobre o Autor

Marcio C. Mancini

Marcio C. Mancini

Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da (FMUSP). Pesquisador do Laboratório de Investigações Médicas LIM 18 da FMUSP. Membro titulado da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e Vice-Presidente da Comissão do Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia da SBEM.

Newsletter

Receba as notícias que estão em destaque na área da saúde

Artigos Científicos

Seleção de homens para o rastreamento do câncer de próstata

by André Márcio Murad016/04

A importância do movimento para a saúde e...

Ana Beatriz Galhardi Di Tommaso 0 13/04

Tabagismo na gestação

Joel Rennó Jr. 0 09/04
GEN Medicina


Quem Somos
Regulamento
Fale Conosco
ISSN 2525-7781

GEN | Grupo Editorial Nacional
© 2016 - Todos os direitos reservados
Made by

Tópicos Recentes

  • Seleção de homens para o rastreamento do câncer de próstata
  • A importância do movimento para a saúde e longevidade
  • Alopecia fibrosante frontal
  • Tabagismo na gestação
  • Bloqueios intraventriculares

Mais Lidos

Uso de Testosterona em Mulheres

Ruth Clapauch 1 27/03

Suicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina...

Alexandrina Maria Augusto da Silva Meleiro 0 29/05

Ventilação com posição prona | Benefícios e...

Jorge Luis dos Santos Valiatti 0 12/03

O conceito de síndrome da fragilidade: será que...

Ana Beatriz Galhardi Di Tommaso 0 24/08